1º Encontro Melhor Gestão Melhor
Ensino
Grupo: (Fernanda
M/ Andresa Maria/ Antonio vieira/ Kely Cristina/ Marcia Cristina/ Marcia
Cristina/Kelly Cristina
Texto:
Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo ( Maria Elisabeth B.
Almeida).
Síntese
O Texto aponta para
necessidade de novos contornos para as práticas educacionais devido ao avanço
das TDIC.
Nota-se que existem tensões do modo como os alunos
fazem usos das tecnologias e em como o professor pode usar tais tecnologias
aliadas à sua prática.
-
Como crianças e estudantes da educação básica usam a TDIC?
Segundo as pesquisas
86% dos alunos da rede estadual possuem acesso a computadores e internet
e que 94% dos professores possuem computadores e 88% internet.
Dentro deste ambiente as pesquisas identificaram
três grupos de práticas.
- Grupo 1 Aulas expositivas quase todos os dias
- Grupo 2 Trabalhos Colaborativos debates produção
-Grupo 3 Atividades
de menor frequência desenvolvimento de projetos multidisciplinares
Os dados analisados indicam avanços significativos
na disseminação das TIC na sociedade e na educação nos últimos quinze anos,
-
O que significa integrar as TDIC com o currículo?
O currículo se reconstrói nas realidade;
potencializar a aprendizagem, romper limitações espaços temporais da escola da
escola.
“Web currículo” um desafio para cada um de nós gerar
a integração com a cultura da sociedade tecnológica.
“
Nos contextos em que são exploradas as características e funcionalidades das
TDIC na integração com o currículo é que se potencializa a aprendizagem ativa,
interativa e contextualizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário