1º Encontro Melhor Gestão Melhor Ensino
Grupo: (Fernanda M/ Andresa Maria/ Antonio vieira/ Kely Cristina/ Marcia Cristina/ Marcia Cristina/Kelly Cristina

 

Texto: Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo ( Maria Elisabeth B. Almeida).

Síntese

O Texto aponta para necessidade de novos contornos para as práticas educacionais devido ao avanço das TDIC.

Nota-se que existem tensões do modo como os alunos fazem usos das tecnologias e em como o professor pode usar tais tecnologias aliadas à sua prática.

- Como crianças e estudantes da educação básica usam a TDIC?

Segundo as pesquisas  86% dos alunos da rede estadual possuem acesso a computadores e internet e que 94% dos professores possuem computadores e 88% internet.

Dentro deste ambiente as pesquisas identificaram três grupos de práticas.

- Grupo 1 Aulas expositivas quase todos os dias

- Grupo 2 Trabalhos Colaborativos debates produção

-Grupo 3 Atividades  de menor frequência desenvolvimento de projetos multidisciplinares

Os dados analisados indicam avanços significativos na disseminação das TIC na sociedade e na educação nos últimos quinze anos,

- O que significa integrar as TDIC com o currículo?

O currículo se reconstrói nas realidade; potencializar a aprendizagem, romper limitações espaços temporais da escola da escola.

“Web currículo” um desafio para cada um de nós gerar a integração com a cultura da sociedade tecnológica.

“ Nos contextos em que são exploradas as características e funcionalidades das TDIC na integração com o currículo é que se potencializa a aprendizagem ativa, interativa e contextualizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário