1º Encontro Melhor Gestão Melhor
Ensino
Grupo 3:
(Fernanda M/ Andresa Maria/ Antonio vieira/ Kely Cristina/ Marcia Cristina/Kelly
Cristina do Carmo Meneghetti).
A aula essencial – Uma conversa introdutória
Palestrante: Fernando
José de Almeida
O
palestrante apresenta as fases de uma aula essencial:
- Contextualização;
- Explicação;
- Investigação;
- Conclusão
Nesse
momento cabe uma sensibilização para elementos que provoquem questões
enriquecedoras/ investigativas. Quando o professor trabalha através da
metacognição, ele está em direção à aula plena.
Uma aula
essencial exige que o professor fale com quem gosta e de modo singelo. A RESPONSABILIDADE SOBRE A AULA É DO
PROFESSOR. Ela, a aula, “Não é um espaço do professor, mas também não é um
momento exclusivo dos alunos. Ela é um espaço de conversa, de diálogo; porém
não um diálogo entre iguais”. É
importante que fique claro os objetivos de cada aula (de preferência na lousa)
e que ao final os alunos falem sobre o que aprenderam.
Além
disso, CADA AULA É ÚNICA e serve a um objetivo previamente pensado pelo professor,
respeitando as faixas etárias e características dos alunos.
A escola
é um espaço de conquista, de luta, assim como a aula, elemento essencial em seu
interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário