1º Encontro Melhor Gestão Melhor Ensino
Grupo 3: (Fernanda M/ Andresa Maria/ Antonio vieira/ Kely Cristina/ Marcia Cristina/Kelly Cristina do Carmo Meneghetti).

 

A aula essencial – Uma conversa introdutória

Palestrante: Fernando José de Almeida

 

               O palestrante apresenta as fases de uma aula essencial:

- Contextualização;

- Explicação;

- Investigação;

- Conclusão

               Nesse momento cabe uma sensibilização para elementos que provoquem questões enriquecedoras/ investigativas. Quando o professor trabalha através da metacognição, ele está em direção à aula plena.

               Uma aula essencial exige que o professor fale com quem gosta e de modo singelo.  A RESPONSABILIDADE SOBRE A AULA É DO PROFESSOR. Ela, a aula, “Não é um espaço do professor, mas também não é um momento exclusivo dos alunos. Ela é um espaço de conversa, de diálogo; porém não um diálogo entre iguais”.  É importante que fique claro os objetivos de cada aula (de preferência na lousa) e que ao final os alunos falem sobre o que aprenderam.

               Além disso, CADA AULA É ÚNICA e serve a um objetivo previamente pensado pelo professor, respeitando as faixas etárias e características dos alunos.

               A escola é um espaço de conquista, de luta, assim como a aula, elemento essencial em seu interior.

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário