GRUPO 6 - (Débora, Ruth, Viviane, Daniele, Lídia, Robson e Érica).



SÍNTESE -  Progressão Continuada: Avaliar para que???

     A autora faz comparações de imagem com a maneira que a Avaliação nas escolas.  Identificou a avaliação como constrangedora e punitiva, já que, após as avaliações diagnósticas, o sistema não dá continuidade ao aprendizado.  Mas, ao mesmo tempo, coloca que a avaliação pode ser uma esperança para um novo pensar e a partir daí, provocar mudanças.  O professor deverá ser capaz de ensinar em diferentes práticas sociais e não apontar a pobreza como causa do insucesso escolar, procurando desconstruir os possíveis efeitos da terrível desigualdade social a que estamos submetidos.
     A autora acredita que devemos educar com afeto, ou seja, afetar o outro para uma ação, sair da inércia, fazendo com que o aluno aja com mais autonomia.  Só assim estaremos fazendo o nosso papel de mediador, educando com lucidez e para lucidez.
     Mas, ao final de tudo isso, entendemos que existem várias  “pedras” (obstáculos) e nós profissionais da educação, não temos autonomia para removê-las.

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