Reflexão: "Progressão Continuada Avaliar Pra quê?"

Autora: Aglé Cecilia Toledo Porto Alves

Grupo9: Alaíde, João, Juliana, Marcia, Melissa, Paulo e Simone.

 Historicamente a Educação do Brasil demorou muito pra evoluir e sempre foi focado na forma punitiva. Sendo assim a Escola acaba sendo um lugar onde da voz para poucos.
A avaliação constrange, pois ela nem sempre é feita de forma justa, pois cada um tem seu ritmo de aprendizagem e sua maneira diferente de aprender e a  avaliação julga todos da mesma maneira o que acaba constrangendo e oprimindo o avaliado.
O Pensamento Linear na Educação acaba colocando a Aprendizagem como um processo com começo meio e fim. Porém a Aprendizagem é feita de maneira colaborativa e com movimento, sendo assim ela de ser vista mais mais como uma forma de Pensamento Circular.
A escola é um local de produzir conhecimento, onde o Educador deve apresentar o mundo ao aluno, sendo assim não deve simplesmente aprovar ou reprovar o aluno, e para o processo ser completo o Avaliador também deve ser avaliado.
Na Progressão a Avaliação deve ser realizada como meio de detectar as defasagens do aluno e não de maneira punitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário