Reflexão "Progressão Continuada: avaliar para quê?"


Autora: Aglaé Cecília Toledo Porto Alves 
GRUPO 8: Geraldo, Maiko, Moacir, Rosângela, Simone Máximo, Valdemar

            Na Progressão Continuada a avaliação deve ser contínua, processual, uma avaliação para diagnosticar o processo de aprendizagem do aluno, não bastando diagnosticar: é preciso compreender efetivamente para agir e tomar decisões a fim de desencadear ações que auxiliem o aluno a superar suas defasagens. Tal avaliação, multidimensional, fornece novos rumos e estratégias para o educador avaliar-se e imergindo a si mesmo em um processo reflexivo, entendendo assim que a avaliação é para cuidar melhor do aluno, para negociar e produzir novas situações de aprendizagem, não sendo punitiva.
            Enfim, a avaliação deve servir para facilitar o desenvolvimento da autoavaliação e de sistemas de autorregulação, sem hierarquias, possibilitando assim ao aluno e ao professor acompanhar as etapas da produção do conhecimento.

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