Autora: Aglaé
Cecília Toledo Porto Alves
GRUPO 8: Geraldo, Maiko, Moacir, Rosângela, Simone
Máximo, Valdemar
Na Progressão Continuada a avaliação
deve ser contínua, processual, uma avaliação para diagnosticar o processo de
aprendizagem do aluno, não bastando diagnosticar: é preciso compreender
efetivamente para agir e tomar decisões a fim de desencadear ações que auxiliem
o aluno a superar suas defasagens. Tal avaliação, multidimensional, fornece
novos rumos e estratégias para o educador avaliar-se e imergindo a si mesmo em
um processo reflexivo, entendendo assim que a avaliação é para cuidar melhor do
aluno, para negociar e produzir novas situações de aprendizagem, não sendo
punitiva.
Enfim, a avaliação deve servir para
facilitar o desenvolvimento da autoavaliação e de sistemas de autorregulação,
sem hierarquias, possibilitando assim ao aluno e ao professor acompanhar as
etapas da produção do conhecimento.
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