2. REFLEXÃO
2.1 O QUE É AVALIAR?
Avaliar é investigar o que
aprenderam daquilo que ensinamos. Avaliamos para incluir e não para excluir,
precisamos ajustar nossas práticas, pois a avaliação merece um olhar cuidadoso
para cada aluno.
Não podemos ficar indiferentes
sobre avaliação ao constatar a não aprendizagem, daí a necessidade de mudar as
ações, diversificando os instrumentos, consolidando os critérios avaliativos
entre outras e principalmente nossas concepções antigas para que os alunos
aprendam, visando um processo de inclusão social e aprimoramento de sua
qualidade de vida.
2.2 RELATO DE UMA PRÁTICA
AVALIATIVA EXITOSA.
Avaliar em situações problemas:
A) NÚMEROS
RACIONAIS NA FORMA DECIMAL
Os alunos trazem panfletos de
supermercados, recortando as figuras de alguns produtos anunciados, construindo
situações problemas e efetuando cálculos que envolvam valores de cédulas e
moedas em situações de compra e venda, utilizando as quatro operações
fundamentais.
B) PORCENTAGEM
Os alunos trazem panfletos de
lojas de eletrodomésticos, recortam as imagens de alguns produtos anunciados,
criam situações problemas envolvendo as noções de porcentagens com base no
valor à vista ou a prazo.
Grupo 1 :
Adenilson, Ainda, Ariele, Elaine, Kátia e Sônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário