Reflexão


GRUPO 2: José Roberto, Luciana, Luiz, Luzia, Mateus, Rogério, Tatiane e Vanessa.


Reflexão
2.1 – O que é avaliar?
2.2 – Relato de uma prática avaliativa exitosa.

2.1 – Avaliar é investigar continuamente a progressão individual de cada aluno, respeitando suas diferenças. É diagnosticar dificuldades objetivando providências e mudanças para sanar essas defasagens. Sejam essas mudanças estratégicas no ensino, didáticas ou comportamentais.
Avaliar é, na sua melhor forma, ver na prática o que foi apresentado na teoria.

2.2 – Relato de uma prática avaliativa exitosa.
4º Bimestre – 7ª Série/8º Ano
Áreas de figuras planas : Depois de construídas e apresentadas as fórmulas das áreas do triângulo, retângulo e trapézio através das malhas quadriculadas, em um período de 10 dias, a sala de 32 alunos foi dividida em 8 (oito) grupos de 4 (quatro) alunos, alguns dias antes da avaliação marcada. Cada grupo ficou responsável por trazer uma trena ou fita métrica, o que foi prontamente aceito e posteriormente atendido.
Dentro de sala de aula foram designados a tirarem as medidas e calcularem as áreas de oito áreas planas fazendo com que os grupos pudessem andar em forma de circuito, acabando de calcular um e indo para o próximo: Mesa do Professor, Mesa do aluno, Janelas, Porta, Lousa, Armário, Parede e finalmente a Própria sala.
Na aula seguinte a segunda parte da avaliação foi feita na quadra poliesportiva da escola. Também em forma de circuito foram dispostos oito planos para que medissem e calculassem as áreas. Foram eles: As traves (gol), área do futsal (formato de trapézio), quadra de vôlei, quadra de basquete/futsal, rede do vôlei. Os outros três, as medidas foram dadas previamente estipuladas para evitar acidentes, no caso, a tabela de basquete, a cobertura do ginásio (considerada triangular) e o telhado da escola (em forma de trapézio).






Nenhum comentário:

Postar um comentário