GRUPO 2: José Roberto, Luciana, Luiz,
Luzia, Mateus, Rogério, Tatiane e Vanessa.
Reflexão
2.1 – O que é avaliar?
2.2 – Relato de uma prática avaliativa exitosa.
2.1 – Avaliar é investigar continuamente a progressão
individual de cada aluno, respeitando suas diferenças. É diagnosticar
dificuldades objetivando providências e mudanças para sanar essas defasagens.
Sejam essas mudanças estratégicas no ensino, didáticas ou comportamentais.
Avaliar é, na sua melhor forma, ver na prática o que foi
apresentado na teoria.
2.2 – Relato de uma prática avaliativa exitosa.
4º Bimestre – 7ª Série/8º Ano
Áreas de figuras planas : Depois
de construídas e apresentadas as fórmulas das áreas do triângulo, retângulo e trapézio
através das malhas quadriculadas, em um período de 10 dias, a sala de 32 alunos
foi dividida em 8 (oito) grupos de 4 (quatro) alunos, alguns dias antes da
avaliação marcada. Cada grupo ficou responsável por trazer uma trena ou fita
métrica, o que foi prontamente aceito e posteriormente atendido.
Dentro de sala de aula foram
designados a tirarem as medidas e calcularem as áreas de oito áreas planas
fazendo com que os grupos pudessem andar em forma de circuito, acabando de
calcular um e indo para o próximo: Mesa do Professor, Mesa do aluno, Janelas,
Porta, Lousa, Armário, Parede e finalmente a Própria sala.
Na aula seguinte a segunda parte
da avaliação foi feita na quadra poliesportiva da escola. Também em forma de circuito
foram dispostos oito planos para que medissem e calculassem as áreas. Foram
eles: As traves (gol), área do futsal (formato de trapézio), quadra de vôlei,
quadra de basquete/futsal, rede do vôlei. Os outros três, as medidas foram
dadas previamente estipuladas para evitar acidentes, no caso, a tabela de
basquete, a cobertura do ginásio (considerada triangular) e o telhado da escola
(em forma de trapézio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário